
- Redução de Despesas
- No comments
Nos negócios, mudanças são inevitáveis. Se essas mudanças são impulsionadas por alterações na legislação, fatores econômicos ou disruptores, podem também apresentar oportunidades e não só desafios.
De acordo com pesquisas recentes (2017 McKinsey Global Survey), os maiores riscos para as empresas são as mudanças no ambiente regulatório (37%), mudanças no ambiente comercial (20%) e mudanças nas necessidades e expectativas dos consumidores (30%). No entanto, com as mudanças, 20% dos CFOs também veem a chance de capitalizar as oportunidades decorrentes.
O planejamento para atender aos riscos e oportunidades exigem uma posição sólida em relação aos custos e acesso ao capital. Então, como você pode se preparar para lidar com essas oportunidades e otimizar o fluxo de caixa para responder de forma proativa às flutuações em seu negócio?
Uma maneira de conseguir isso é dar uma nova olhada nas despesas de forma ampla e, especialmente, avaliar os fatores que possam ter sido ignorados anteriormente.
Aqui estão alguns aspectos a considerar durante sua avaliação:
a) Compreender padrões de gastos
As despesas gerais devem ser analisadas para se determinar os padrões de gastos. Esta análise geralmente não é realizada de forma cuidadosa devido a falta de tempo e recursos, mas pode revelar oportunidades de economias negligenciadas. Uma revisão de gastos também observará imprecisões dispendiosas, como despesas desnecessárias, erros de faturamento ou estoque redundante. A análise de despesas também oferece a oportunidade de estabelecer uma base que possa ser usada para medir a eficácia de qualquer esforço de redução de custos.
b) Obter benchmarks e desenvolver metas
O benchmarking de suas despesas é crítico na identificação de gastos excessivos e priorização de áreas para melhoria. O benchmarking compara as práticas e o desempenho de uma organização com as de outras e procura identificar padrões a serem aplicados para medir e melhorar o desempenho. Os resultados do benchmarking devem levar ao desenvolvimento de metas realistas de economias para o seu programa de redução de custos.
c) Aprender sobre os fornecedores
Este é também um momento oportuno para entender melhor a perspectiva de um fornecedor e quais os fatores que impulsionam sua rentabilidade. Os fornecedores apreciam os clientes que estão bem informados sobre a respectiva indústria, porque esses clientes geralmente são mais fáceis para se fazer negócios e têm expectativas realistas. A colaboração com fornecedores pode reduzir custos, através de melhorias de processos e ajustes das especificações, tornando você um cliente mais atraente e lucrativo. Esses esforços colaborativos geralmente geram soluções inovadoras, bem como melhores ofertas e preços com seus fornecedores.
d) Monitorar os resultados
Analise os resultados ao longo do tempo para documentar as economias reais e para se ajustar às mudanças ou novos requisitos, conforme necessário.
Um programa efetivo e sustentável de gerenciamento de custos requer uma abordagem estratégica que leve em consideração fatores como detalhamento e benchmarking dos gastos, entre outros. Ao tomar as medidas para implementar tal avaliação, sua organização estará em melhor posição financeira, necessária para se adaptar às mudanças do mercado e continuar avançando.
Publicado por Ari Célia em 27-11-2017