
- Pense&Faça
- No comments
“Não basta ter Iniciativa, precisa ter também Acabativa” – (Ditado Popular)
Todo dia estamos envolvidos numa série de planos, projetos e idéias. Novas soluções surgem, novos “Clientes” são prospectados, novas idéias são lançadas e novas formas de fazer são sugeridas.
Todas estas ações são chamadas de “Grandes Iniciativas”, afinal o profissional moderno tem que ter essa postura. Tem que sugerir, opinar, falar, conversar, discutir e sempre buscar novas alternativas para os inúmeros problemas do dia a dia.
Isso é muito bom e muito bonito, porém não basta só ter iniciativa. Precisamos ir até o fim e concluir aquilo que começamos. De nada adianta 10 ótimas idéias e até ações por dia que não terminam totalmente. Não adianta sonhar e não realizar. Não adianta sugerir e não fazer a sua parte. Não adianta reclamar que é difícil sem tentar ou atuar objetivamente.
Precisamos agir. Fazer e realizar. Concluir aquilo que começamos. E que fique bem claro: concluir é ver o resultado. É colher os frutos da idéia. É transformar a idéia em realidade. Concluir é ter a satisfação de ver seu projeto implantado, e funcionando, trazendo os resultados previstos. Mais ainda, concluir é se engajar no projeto e na idéia de outro. É participar e fazer sua parte.
Não considere concluída a conquista de um cliente somente por que ele nos atendeu e demonstrou interesse. Conclusão é quando ele assina o contrato.
Não considere concluído um projeto de TI, simplesmente por que a parte técnica foi finalizada. Conclusão é quando o usuário final aprova, utiliza e produz resultados com ele.
Não considere concluído um projeto só por que ele foi aprovado e elogiado pela Diretoria. Conclusão é quando ele esta funcionando.
Não considere concluída a operação só por que você fez sua parte e passou “a bola” para outro. Conclusão é quando todos fizeram suas partes.
Não considere concluído o atendimento ao cliente só por que você deu uma ótima justificativa pelo atraso ou até mesmo estando no prazo. Conclusão é quando ele recebe a mercadoria e elogia a empresa.
Não considere qualquer ação concluída, até que ela apresente os resultados. Como diz a frase acima, “Não adianta ter só Iniciativa, precisa ter é Acabativa”.
Pense & Faça…
Publicado por Mauricio Pastorello em 01-11-2007