
- Pense&Faça
- No comments
“Bonis nocet, qui malis parcit” – “Quem poupa os maus, ofende os bons”
A frase acima em Latim e sua tradução em Português são comuns em várias línguas. É um ditado muito popular em todo o mundo. Você sabe por que ?
Somos condescendentes com as pessoas. Estamos acostumados a poupar aqueles que falham. Somos “bonzinhos”. Sempre aceitamos as longas explicações e justificativas daqueles que não cumprem sua parte. Temos a tendência de perdoar os erros por mais grosseiros que sejam.
Fazendo isso somos injustos. Poupamos aqueles que não merecem. Premiamos aqueles que não merecem, não sendo punidos e punimos aqueles que merecem serem premiados.
Quantas vezes você deixou de dar uma bronca em alguém que chegou atrasado? Garanto que muitas, mas nunca elogiou aquele que é pontual.
Quantas vezes você não reclamou daquele que entregou um trabalho fora do prazo? Várias, e não premiou aquele que sempre entrega no prazo ou até adiantado.
Quantas vezes você foi condescendente com aquele que erra e foi duro com aquele que sempre faz tudo certo e uma vez errou? Tenho certeza que sempre!!!
Quantas vezes você “desconta” naqueles mais próximos e mais competentes quando deveria punir aqueles que não fazem sua parte?
Na verdade sempre cobramos mais dos bons do que dos maus. Assumamos nossa culpa!!!
Precisamos mudar de atitude!!! Não punindo os maus estamos na verdade punindo os bons.
Temos que ter indignação. Temos que ficar revoltados com esses erros e esta postura cômoda, calma, relaxada de quem não tem compromisso conosco. Temos que punir fortemente os maus. Não podemos aceitar isso, pois é injusto conosco. É injusto com os bons. É injusto com nossa filosofia. É injusto com nossos princípios.
Pense & Faça…
Publicado por Mauricio Pastorello em 08-11-2007